A guitarra elétrica teve sua origem provável nos anos 30, através de experiências de amplificação de instrumentos acústicos utilizando-se microfones colocados dentro da caixa de ressonância dos mesmos.
As primeiras guitarras maciças surgiram nas décadas de 50 e 60, como as lendárias Fender Stratocaster e Gibson Les Paul.
Também conhecida como guitarra, este instrumento necessita ter seu som amplificado eletronicamente, ou seja, é necessário ligar a guitarra em um amplificador, caixa amplificada, mesa de som ou até diretamente no computador.
Os modelos de guitarra podem ser classificados em dois tipos básicos:
1- Guitarras maciças: possuem o corpo feito com materiais maciços, e em sua maioria são feitas de madeira, embora existam guitarras feitas com materiais sintéticos como fibra de carbono, acrílico, etc. Seu som natural é muito fraco, pois diferente dos violões, não possuem caixa de ressonância para a propagação da vibração das cordas, isto possibilita a utilização de efeitos como drives, modulações, etc., em estilos como rock, fusion, funk, soul, etc.
2- Guitarras semiacústicas: possuem uma caixa de ressonância e geralmente um tamanho maior que as elétricas. São utilizadas principalmente por músicos de Jazz e Blues, devido ao fato dos mesmos não adicionarem muitos efeitos, preferindo seu som mais natural.
Marco Nascimento
Marco Nascimento
Para mais informações consulte: